Ultrassom Morfológico de Primeiro Trimestre
A ultrassonografia morfológica de 1º trimestre ou ultrassonografia obstétrica com Translucência Nucal e Dopplerfluxometria deve ser realizada quando o bebê estiver medindo entre 45 e 84mm de comprimento da cabeça até a nádega (CCN), ou seja, quando a paciente estiver aproximadamente entre 11 a 13 semanas e 6 dias de gestação, sendo um exame fundamental para o acompanhamento da gestação.
É realizado pela via abdominal, mas em algumas situações deve ser complementado pela via transvaginal em busca de imagens de melhor qualidade.
Tem por principais objetivos avaliar anatomia fetal, determinar sua vitalidade, confirmar a idade gestacional e realizar o rastreamento para aneuploidias (avaliação de risco para alterações cromossômicas). Para a análise completa, na Acolhe é utilizado um software da Fetal Medicine Foundation (FMP-Londres/ENG), liberado apenas para médicos certificados e auditados, submetidos regularmente ao programa de qualidade desta fundação, que associa dados da gestante a algumas características como o tamanho do feto, a Translucência Nucal, presença do Osso Nasal, Fluxo do Ducto Venoso e da Válvula tricúspide.

